quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Jesus

Israel tinha uma esperança na vinda do Messias.Era uma nação extremamente nacionalista e que eram apegados os seus rituais de oferendas.

A nação Israelita possuía duas tradições messiânica uma em que esperava um Messias político e Guerreiro, que Jesus renegou a ser, e um Messias com características pastor que foi mais representativo.

Jesus é descendente do rei Davi.

"Um ramo sairá do tronco de Jessé, um rebento brotará das raízes" Isaías 11:1

Isaías nos apresenta o Messias que será Rei, ao contrario dos reis posteriores a Davi, que eram incompetentes e tiranos.

Em um período, que havia o medo e a desconfiava, foi propicio para Isaías profetizar sobre o Messias, que seria o Deus conosco.

Vejamos mais:

“Sobre ele repousará o espírito de Iahweh, espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Iahweh. No temor do de Iahweh estará a sua inspiração. Ele não julgará os fracos com justiça, com equidade pronunciará uma sentença em favor dos pobres da terra.” Isaias 11.1-4

Notamos também que o messianismo de Jesus, era dirigido pelo Espírito, ao contrario de alguns reis descendentes de Davi, que recebeu a unção, simplesmente como prática habitual e não reinavam com o mesmo espírito que Davi.

Encontramos em Jesus a seguintes características:

Ele é o cordeiro de Deus. “No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!” Sabemos que os pais de João Batista e de Jesus possuíam uma afinidade, talvez não tiverem muito contato por causa da idade já avança dos pais de João; Zacarias e Isabel, mas possivelmente Jesus e João tiverem algum contato na infância; a Bíblia não relata sobre a juventude de Jesus, mas possivelmente Iahweh não permitiu o contato deles na juventude.

Posto que, mesmo sendo parentes ,quando Jesus apareceu para João, ele o reconheceu pelo o entendimento espiritual, vendo que Cristo era o Messias.

Em João 2.21 encontramos o seguinte versículo “Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo”. Vemos aqui o lugar da presença do espírito, como foi dito acima, que Jesus agia pelo espírito.

Jesus é descrito por João, sendo o bom pastor: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” João 10.11; O profeta Jeremias, reprovou os reis da sua época os considerando maus pastores, por não cumprir com suas funções e profetizou um novo pastor, e este seria levantado por Iahweh para apascentar o seu rebanho em justiça.

Tendo Jesus aprendido em sua infância, qual era o messias que Israel esperava e por participar das festas e convívio indo nas sinagogas, e por ter percebido o sofrimento dos Israelitas, ele teve muita compaixão.

Israel espera um Messias que lutasse que fosse um general de guerra em vez de um reino espiritual. Mas Jesus disse:” Meu reino não é deste mundo,se meu reino fosse deste mundo,meus súditos teriam combatido para que eu não fosse entregue aos Judeus. Mas meu reino não é daqui.”

Ele veio para libertar os cativos. Não para libertação de Israel dos Romanos, mas sim para tirar o pecado do mundo e sarar suas enfermidades.

Portanto, Jesus foi um grande líder, possuindo características de bom pastor, rei, menino, promotor da justiça e da paz. Ao contrario do Guerreiro, que lutaria pelas terras, ele lutou pelas almas com uma compaixão, cumprindo assim as profecias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário