domingo, 13 de março de 2011

LEVANTANDO BARREIRAS ♥ TORNO DO CORAÇÃO.


Pr Josué Gonçalves

"De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua Palavra. De todo coração te busquei; não me deixe fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti". (Salmo 119.9-11)

1. Conhecendo os inimigos.

1- As más companhias (A turma).

2- As tendências negativas da moda.

3- O lado negativo da mídia.

4- O uso errado da internet.

5- A música que não faz bem.

2. Algumas barreiras de proteção.

1- Esteja sempre aberto para aprender. Aprenda principalmente com os erros dos outros.

2- Leve a sério a "prestação de contas".

3- Leve a sério a autoridade dos pais.

4- Mantenha seu nível de resistência alto.

a) Vida de oração significativa.

b) Leitura Bíblica devocional.

c) Cultive relacionamentos enriquecedores.

d) Nunca brinque de se arriscar.

e) Cubra seus pontos fracos sempre.

II) LEVE A SÉRIO A LEI DO ESPELHO.

1. O teste do espelho.

1- A primeira pessoa que devo conhecer bem sou eu mesmo - Auto Consciência.Faça sempre uma introspecção. Cuidado com o EU-CEGO.

2- A primeira pessoa com quem devo me dar bem sou eu mesmo - Auto-imagem.

3- A primeira pessoa que me cria problemas sou eu mesmo - Autocrítica.

4- A primeira pessoa que preciso mudar sou eu mesmo - Desenvolvimento pessoal.

2. Perguntas para reflexão:

1- Se você perguntasse para a sua família sobre quais os hábitos e práticas que causam mais mal do que bem a você, o que você acha que eles diriam?

2- Como você se descreveria?

3- Qual é o seu pior defeito?

4- Em qual área você precisa crescer mais?

III) COLOCANDO INTELIGÊNCIA NAS SUAS EMOÇÕES.

1. Tudo na vida depende de como nos relacionamos com Deus, conosco mesmo e com o próximo. (Amar a Deus, a si mesmo e o próximo.)

2. Entre o estímulo e a resposta crie uma tecla chamada pausa. (Pv 15.1) A maneira como você responde aos estímulos pode determinar sua qualidade de vida.

IV) LEVE A SÉRIO O PODER DOS RELACIONAMENTOS.

Tudo na vida depende de como nos relacionamos com Deus, conosco mesmo e com o próximo. O primeiro passo para se relacionar bem, é aprender tudo o que for possível sobre a Arte do Diálogo.

1. PRATICANDO A ARTE DO DIÁLOGO CONSTRUTIVO.

1- A parte mais importante no diálogo é ouvir.

a) Cuidado com a escuta seletiva, falsa etc.

b) Pratique a escuta empática.

c) Primeiro se esforce para compreender.

2- A segunda parte mais importante é falar.

a) Não seja precipitado no falar.



FONTE: familiaegraça

Nenhum comentário:

Postar um comentário